Reativada a boia multiparamétrica costeira da Nazaré

A boia multiparamétrica costeira da Nazaré foi reativada no dia 27 de maio. Esta operação foi realizada a bordo do NRP D. Carlos I e ​contou com a presença do Chefe de Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado, do Comandante Naval, vice-almirante Silvestre Correia e do Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, contra-almirante Ventura Soares. Os trabalhos oceanográficos realizados pela equipa técnica do Instituto Hidrográfico foram apoiados por dois mergulhadores da Marinha.

Este fundeamento integra-se na atual missão de manutenção das boias do Sistema de Monitorização e Previsão Operacional da ZEE Portuguesa – MONIZEE (http://www.hidrografico.pt/iprojeto/3) que este navio está a desempenhar, entre os dias de 26 a 29 de maio, nas zonas da Nazaré e de Leixões.

As missões de manutenção aos equipamentos deste sistema são fundamentais de forma a garantir o seu correto funcionamento e para assegurar que os parâmetros meteorológicos e oceanográficos obtidos,​ em tempo real, sejam disponibilizados a partir do portal do Instituto Hidrográfico www.hidrografico.pt e no portal dedicado ao Observatório do Canhão da Nazaré  (MONICAN) http://monican.hidrografico.pt.

O NRP D. Carlos I segue agora viagem para Norte, onde a mesma equipa irá também reativar a Bóia Alfredo Magalhães Ramalho, ao largo do Leixões.

  2020-05-28    73 / 72 / 42322;