topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Topo-hidrográfico na praia de São Torpes

A Brigada Hidrográfica finalizou no dia 12 de junho a 2ª campanha de 2020 do levantamento topo-hidrográfico na praia de S. Torpes.

O trabalho decorre da solicitação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), no âmbito da monitorização plurianual de acompanhamento dos efeitos das estruturas portuárias do porto de Sines na evolução da zona costeira adjacente, com enfase na zona de S. Torpes. Este projeto tem uma duração prevista de 5 anos e envolve trabalhos multidisciplinares da BH, e as divisões de Hidrografia, Geologia Marinha e Oceanografia.

Esta campanha teve a duração de 20 dias e consistiu em sondar uma área adjacente à Praia de S. Torpes com sistema multifeixe (SMF) entre os 20 e os 5 metros de profundidade. De forma a ligar a informação batimétrica adquirida pelo SMF com a topografia de praia, foram realizados perfis de 20 em 20 m perpendiculares à praia com o sistema sondador de feixe simples (SFS). A sondagem com o SFS e a topografia de praia foram executados no mesmo dia em águas vivas, em preia-mar e baixa-mar respetivamente, por forma a otimizar a cobertura. A topografia de praia foi levada a cabo por 4 homens apeados. Desta forma foi possível caracterizar toda a área adjacente à praia de S. Torpes dos 20 metros de profundidade até à primeira duna.

Em complemento aos trabalhos de sondagem foram recolhidas 10 amostras de sedimentos na área de sondagem, a bordo da UAM Atlanta, com um colhedor Petit Ponar. Os locais das amostras foram selecionados com base na análise da refletividade acústica do fundo marinho. Foram também recolhidas 16 amostras no areal da praia de S. Torpes em colaboração com a Divisão de Geologia (GM) do Instituto Hidrográfico.

Foram ainda realizados trabalhos de sondagem com SMF em 20 % da área do fundeadouro do porto de Sines.

Esta campanha contou com a participação de 3 militares da BH, 3 militares da guarnição da UAM Atlanta. Teve um reforço de mais 3 militares da BH no dia em que se realizou o SFS e topografia de praia. Contou, também, com a colaboração de 2 elementos da GM para a recolha de sedimento no areal.

Dados estatísticos

 

SMF

SFS

Topografia de Praia

Área sondada

13,48 Km2

-

-

Distância sobre perfis

429 Km

22 km

24 Km

Horas de sondagem

70h00

1h30

2h00

Horas de navegação

100h00

5h00

3h30

 

Assista aqui ao filme realizado no âmbito desta 2º campanha.

  2020-06-19    757 / 756 / 241227;