Levantamento hidrográfico no Passo da Barra Sul do Porto de Lisboa

A Brigada Hidrográfica realizou entre em 29 de junho e 08 de julho o levantamento hidrográfico do Passo da Barra Sul do Porto de Lisboa.

Este trabalho insere-se no contrato interadministrativo celebrado entre o Instituto Hidrográfico e a Administração do Porto de Lisboa, tendo como principal objetivo assegurar a caracterização inicial do fundo que antecede a execução de operações de dragagem, habilitando o seu planeamento e futuro cálculo de volume de dragados.

Este levantamento foi realizado a bordo da lancha UAM Atlanta, equipada com um sofisticado sistema sondador multifeixe cuja capacidade de aquisição de dados de grande qualidade permite gerar modelos batimétricos de elevada resolução, possibilitando uma caracterização detalhada do fundo.

Nesta missão, participam um hidrógrafo, um técnico de manutenção de equipamentos, um patrão de embarcação e os 3 militares que constituem a guarnição da UAM Atlanta. A missão contou com 52 horas de navegação e 28 horas de sondagem, tendo-se percorrido 185 km sobre fiada e sondado uma área de 4 km2.

  2020-07-10    148 / 147 / 57352;