topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Primeiro-tenente Gonçalves Tavares concluiu de Mestrado em Oceanografia Física

O primeiro-tenente António Carlos Gonçalves Tavares concluiu, no passado dia 25 de setembro de 2020, o curso de Mestrado em Oceanografia Física realizado na Naval Postgraduate School (NPS), localizada em Monterey, Califórnia, Estados Unidos da América. O militar concluiu o curso com uma classificação de “Excellent Performance conferido por uma média final de mestrado (GQPR - Graduate Quality Point Rating) de 4.0 valores, numa escala entre 0.0 e 4.0. Como requisito final do curso, o primeiro-tenente António Tavares elaborou ainda uma tese de mestrado com o título “Analysis of surface current patterns to the southwest of Lisbon using high-frequency radar data”, a qual ganhou o prémio de “Outstanding Thesis”.

Durante este curso com 2 anos de duração, em Oceanografia Física na NPS, foram lecionadas 27 disciplinas focadas na dinâmica do oceano, acústica submarina, e análise/previsão de condições meteoceanográficas, por forma a garantir que o militar estará apto a apoiar a esquadra em todos os aspetos das operações no mar.

A tese de mestrado elaborada pelo primeiro-tenente António Tavares, utilizou dados de corrente de superfície recolhidos pelos radares de alta frequência instalados na região de Lisboa, pelo Instituto Hidrográfico em 2013.

Os resultados apresentados nesta tese de mestrado demonstraram mais uma vez a relevância destes sistemas de medição (radares de alta frequência) e permitiu obter pela primeira vez uma caracterização detalhada dos padrões sazonais das correntes marítimas desta região, cujos resultados poderão ser utilizados em diversas áreas de âmbito operacional e científico, tais como no apoio às operações de busca e salvamento marítimo, ou na resposta a derrames acidentais de poluentes.

O 1TEN Tavares tem agora um período de 6 meses para concluir o seu programa de estágio de modo a que lhe seja atribuído o grau de “Engenheiro Hidrógrafo” o que lhe permitirá integrar a equipa da Divisão de Oceanografia.

Bem Vindo!

  2020-10-15    1133 / 1132 / 239066;