Decorreu, de 17 a 19 de novembro, a 2ª Assembleia (https://iho.int/en/iho-assembly) da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), no formato de videoconferência devido à pandemia COVID19, tendo participado 65 Estados -membros.
Da ordem de trabalhos destacam-se os seguintes eventos:
Em termos de inovação destaca-se o plano de implementação dos novos serviços e produtos S-100 para o período 2023-2030, nomeadamente, os novos produtos de cartografia eletrónica. No âmbito da capacitação dos serviços hidrográficos realça-se a criação de um centro de E-Learning apoiado pela OHI, a ser estabelecido na República da Coreia.
Todas as atividades de divulgação e exposição usuais durante a Assembleia foram adiadas para 21 de junho de 2021 quando se celebrarem os 100 anos da OHI no Mónaco.
No dia 20 de novembro decorreu mais uma reunião anual do Concelho da OHI, órgão que, genericamente, coordena as atividades da organização no período entre Assembleias, dentro das suas competências e das incumbências atribuídas na Assembleia. O Concelho é formado por 30 Estados-membros, sendo 10 atribuídos aos países de maior tonelagem e os restantes atribuídos às Comissões Hidrográficas Regionais. Note-se que o Diretor-geral do IH faz parte do atual conselho em virtude de ser Presidente da Comissão Hidrográfica Regional do Atlântico Leste.