topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Novos standards para os levantamentos hidrográficos recomendados pela Organização Hidrográfica Internacional (6.ª edição da S-44)

A Organização Hidrográfica Internacional (OHI) publicou, em setembro de 2020, a 6.ª edição da publicação S-44 ‘IHO Standards for Hydrographic Surveys’. Esta publicação foi desenhada de modo a ser tecnologicamente independente e estruturada de forma a permitir a classificação de qualquer levantamento hidrográfico, independentemente do seu propósito.  


Para efeitos de segurança da navegação, a 6.ª edição da S-44, dá continuidade à classificação anterior dos levantamentos hidrográficos por ordens, acrescentado uma nova ordem «Exclusiva», para áreas consideradas ainda mais críticas para a navegação, cujos requisitos são mais exigentes que os da ordem especial. Nesta edição, é introduzida a «cobertura batimétrica» como um novo critério na classificação dos levantamentos em detrimento do anterior espaçamento base entre fiadas, que apenas era adaptado aos sistemas acústicos e são apresentadas ainda recomendações relativas aos metadados, deteção de estruturas e modelação batimétrica.


No entanto, a maior inovação, da 6.ª edição da S-44 da OHI, é a implementação de uma matriz de critérios e atributos que visa possibilitar a classificação de trabalhos hidrográficos realizados para os mais diversos fins em função das características alcançadas. A publicação S-44 é uma referência para a comunidade hidrográfica em geral e para todos os Estado Membros da OHI, que assumem competências nacionais e internacionais ligadas à segurança da navegação e cartografia náutica. Esta edição pretende ir também ao encontro das necessidades de todas as entidades (publicas ou privadas) que precisam de dados hidrográficos, nomeadamente como instrumento de apoio à decisão para definição de pré-requisitos adaptados aos seus objetivos, como por exemplo, no âmbito de outras indústrias e ciências: exploração de gás e petróleo, energias renováveis, dragagem, biologia marinha, geofísica, geologia e geotecnia.


O Instituto Hidrográfico e a Marinha do Brasil, em conjunto estão a traduzir a nova publicação para Português, versão que será disponibilizada em breve.

Clique aqui para aceder à publicação

  2020-12-17    338 / 337 / 240643;