topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Projeto AQUIMAR Estuários

Decorreu no passado dia 23 e 24 de março a última campanha de amostragem de água, enquadrada no projeto AQUIMAR_Estuários. A campanha realizou-se na ria Formosa e no rio Mira, estando envolvidos nela colaboradores da Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Lisboa (MARE/FCUL).

As amostras de água foram colhidas com garrafa de Niskin em 12 estações da ria Formosa e em 7 estações no rio Mira. O posicionamento foi efetuado e registado em coordenadas WGS84, em tempo real, pelo equipamento GPS.

Medições in-situ foram efetuadas para determinação de parâmetros físico-químicos clássicos, designadamente pH, temperatura e oxigénio dissolvido. As amostras de água colhidas, foram filtradas, para posterior análise laboratorial de nutrientes, pigmentos fotossintéticos e metais pesados. Foram ainda colhidas amostras para determinação da turbidez e parâmetros biológicos para serem efetuadas no MARE/FCUL. Em três estações de amostragem na ria Formosa e no rio Mira foi efetuada colheita para microplásticos. A missão correu de acordo com o planeado, tendo sido atingidos os objetivos propostos.

  2021-03-31    96 / 95 / 239998;