A Brigada Hidrográfica realizou entre 22 e 26 de março o levantamento hidrográfico do Passo da Barra Sul do Porto de Lisboa.
O levantamento no Passo da Barra Sul insere-se no contrato interadministrativo celebrado entre o IH e a Administração do Porto de Lisboa, tendo como principal objetivo assegurar a caracterização inicial do fundo que antecede a execução de operações de dragagem, habilitando o seu planeamento e futuro cálculo de volume de dragados.
Este levantamento foi realizado a bordo das lanchas Mergulhão e Gaivota, equipadas com o sistema sondador multifeixe EM2040C cuja a capacidade de aquisição de dados de grande qualidade permite gerar modelos batimétricos de elevada resolução, possibilitando uma caracterização detalhada do fundo.
Nesta missão, participaram três hidrógrafos, um técnico de manutenção de equipamentos e dois patrões de embarcação. A missão contou com 53 horas de navegação e 32 horas de sondagem, percorrendo desta forma, 185 km sobre fiada e sondado uma área de 4 km2.