topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Topo-hidrográfico em S. Torpes – 1ª Campanha 2021

A Brigada Hidrográfica (BH) terminou a 1.ª campanha de 2021 do levantamento topo-hidrográfico (LTH), em São Torpes, após 5 semanas de trabalho. Esta missão decorreu entre 8 de março e 9 de abril, contando com a participação de 7 militares.

O Instituto Hidrográfico (IH), por solicitação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) S.A, tem como objetivo avaliar e monitorizar trimestralmente, ao longo de cinco anos, os efeitos das estruturas portuárias do Porto de Sines na evolução da morfologia costeira adjacente, nomeadamente na zona da praia de São Torpes. O atual projeto envolve várias divisões do próprio IH, em particular a divisão de Hidrografia, Geologia Marinha e de Oceanografia.

Durante as cinco semanas foram realizados levantamentos hidrográficos com recurso a 2 embarcações diferentes e a sistemas sondadores multifeixe e de feixe simples. Foi efetuada topografia de praia, nivelamento geométrico, coordenaram-se novos pontos de apoio com recurso a equipamentos Global Navigation Satellite System (GNSS) e foram recolhidas amostras de sedimentos para análise laboratorial.

A missão foi concluída com sucesso, numa conjuntura social diferente da habitual, tendo sido sondada uma área de 20 km2 e percorridas 285 milhas náuticas de sondagem e topografia.

  2021-04-28    137 / 136 / 240169;