Decorreu no dia de ontem,17 de maio pelas 18h00, a press conference acerca da expedição iMAR, na qual o Instituto Hidrográfico participa.
A expedição iMAR tem como principal objetivo cartografar os fundos marinhos ao longo da Dorsal Médio-Atlântica na região dos Açores e caracterizar as suas comunidades de peixes, corais e esponjas. Pretende-se adquirir informação científica para o desenvolvimento de políticas que promovam a preservação do património natural, garantindo o uso sustentável do mar profundo, minimizando os impactos negativos nestes ecossistemas tão vulneráveis.
Esta expedição irá contribuir, ainda, para o programa SEAMAP 2030 (Mapeamento do Mar Português) do Instituto Hidrográfico (IH) e para a iniciativa internacional Seabed 2030 e Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).
Entre o leque de investigadores, o Instituto Hidrográfico, conta com a colaboração da primeiro-tenente hidrógrafa Laura de Sousa que embarcará a bordo do navio Pelágia juntamente com a equipa científica.
A expedição decorrerá a bordo o Navio de Investigação Pelagia do Royal Netherlands Institute for Sea Research e largará do Porto da Horta no dia 18 de Maio de 2021 pelas 15:00 (sujeito a alterações).
Esta expedição é financiada pelo programa SEA OCEANS do Eurofleets+ e pelo projeto Europeu iAtlantic, será liderada por Telmo Morato, IMAR e Okeanos da Universidade dos Açores, e contará com a presença de uma equipa do Instituto Hidrográfico (IH) e do National Oceanography Centre do Reino Unido.