topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Hidrográfico via navegável do Douro – Albufeiras de Crestuma e do Carrapatelo

A campanha na via navegável do Douro continua com máquinas a vante toda! Após o término do Levantamento Hidrográfico (LH) no estuário do rio, a Brigada Hidrográfica (BH) seguiu para montante, embrenhando-se no “poema geológico” de Miguel Torga, até chegar ao Alto Douro Vinhateiro.

 Na semana de 31 de maio a 04 de junho, levou-se a cabo o LH da albufeira de Crestuma, desde a zona do Vimieiro até à barragem do Carrapatelo. Na semana seguinte, os trabalhos incidiram entre a cidade de Peso da Régua e a barragem de Bagaúste. Estas fases do LH totalizaram 15 horas de sondagem efetiva e 56 horas de navegação, ao longo de 134 km percorridos em fiada.

Para além dos levantamentos hidrográficos, realizaram-se outros trabalhos de forma a garantir a segurança da navegação no canal por onde passaram, em 2019, mais de 1 600 000 passageiros e 40 000 toneladas de mercadoria, a bordo de 186 embarcações distintas. Estes trabalhos consistiram na coordenação das ajudas à navegação e na medição da altura disponível sob cabos elétricos que atravessam as margens do rio.

Assim, será possível garantir que a cartografia e as publicações náuticas em vigor se encontram conformes, com informação batimétrica e de assinalamento marítimo atualizadas.

Foi ainda possível assistir a Delegação Marítima da Régua na confirmação da localização do limite da sua jurisdição no rio Bestança (correspondente à cota máxima de exploração da albufeira do Carrapatelo).

Durante a última semana, estiveram presentes dois alunos da EHO, usufruindo da oportunidade para colocar em prática diversos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Especialização de Sargentos em Hidrografia.

A BH continuará nas próximas semanas o LH nas albufeiras da Régua e da Valeira, mantendo os elevados padrões de desempenho e profissionalismo que a caracterizam, por entre paisagens sublimes e ao sabor da simpatia da população local.

  2021-06-25    156 / 155 / 235363;