topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Hidrográfico via navegável do Douro – Albufeiras da Régua e Valeira

Está terminada a campanha hidrográfica na via navegável do Douro! Esta campanha compreendeu um Levantamento Hidrográfico (LH), desde o estuário do rio Douro até ao Alto Douro, em cerca de 180km.

Nas semanas de 14 de junho a 03 de julho, levou-se a cabo o LH da albufeira da Régua, desde a foz do rio Tua até à barragem da Valeira e um LH entre a foz do Sabor até á barragem do Pocinho. Estas fases do LH totalizaram 48 horas de sondagem efetiva e 85 horas de navegação, ao longo de 201 km percorridos em fiada.

Para além dos levantamentos hidrográficos, realizaram-se outros trabalhos de forma a garantir a segurança da navegação no canal. Estes trabalhos consistiram na coordenação das ajudas à navegação, levantamentos topográficos de novas estruturas/cais, nivelamentos geométricos e na medição da altura disponível sob cabos elétricos que atravessam as margens do rio.

Assim, será possível obter o conhecimento atualizado da morfologia do fundo do rio Douro, garantindo que a cartografia e as publicações náuticas em vigor se encontram conformes, com informação batimétrica e de assinalamento marítimo atualizadas.

Durante o LH, estiveram presentes três alunos da EHO, usufruindo da oportunidade para colocar em prática diversos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Especialização de Hidrografia – Categoria B.

A maior dificuldade sentida no decorrer do LH foram as elevadas temperaturas que se fizeram sentir e principalmente a zona desde a Foz do rio Tua até á barragem da Valeira, por ser uma zona remota com poucos acessos e onde o rio fica mais estreito, aumentando significativamente toda a logística e execução do LH.

Este levantamento foi realizado a bordo da lancha Gaivota, equipada com um sofisticado sistema sondador multifeixe 2040C, cuja a capacidade de aquisição de dados de grande qualidade permite gerar modelos batimétricos de elevada resolução, possibilitando uma caracterização detalhada do fundo.

Nesta missão, participaram três hidrógrafos, um técnico de manutenção de equipamentos e dois patrões de embarcação.

  2021-07-07    244 / 243 / 240243;