Na manhã de quarta-feira, a Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias (PLOCAN) informou o Instituto Hidrográfico (IH) da Marinha Portuguesa de que um planador subaquático (também conhecido como ocean glider) pertencente àquele centro de investigação, se encontrava com avaria e à deriva, a cerca de 60 milhas náuticas (111 km) a oeste de Aveiro.
Este planador subaquático estava empenhado no âmbito do projeto europeu iFado e iria seguidamente colher observações entre Aveiro e Sines no âmbito de outro projeto europeu - EuroMarine Robots - numa parceria entre o PLOCAN e o IH.
Foi prontamente empenhado pela Marinha Portuguesa, o NRP Setúbal com uma equipa técnica do IH a bordo, para proceder à deteção e recuperação do planador. Esta urgência foi motivada não só pelo elevado custo deste equipamento, que se encontrava em risco de abalroamento por estar à superfície nas proximidades dos corredores de tráfego marítimo, mas também pela elevada contribuição que este sistema tem proporcionado à observação do nosso mar.
Na madrugada de 10 de setembro, o navio detetou e recuperou o planador com sucesso. Seguidamente, este sistema será entregue no Centro de Instrumentação Oceanográfico do IH, onde juntamente com uma equipa do PLOCAN se tentará proceder à sua reparação para que possa prosseguir com a missão inicialmente planeada.
O trajeto e medições oceanográficas realizadas por este planador subaquático poderão ser acompanhados em: