topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Exercício A Terra Treme

No âmbito do exercício nacional A Terra Treme organizado anualmente pela Autoridade de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, foram efetuadas diversas ações no Instituto Hidrográfico (IH) como, a divulgação a todo o pessoal dos procedimentos preventivos e de emergência a adotar em caso de sismo e um simulacro de sismo seguido de tsunami na Base Hidrográfica (BH) deste Instituto, zona mais exposta a este risco.

O exercício nacional compreendeu este ano a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR.

No caso do simulacro na BH foi ativado o respetivo Plano de Emergência Interno face à emergência de sismo seguido de tsunami, com a ativação das equipas de evacuação.

Este simulacro permitiu treinar os procedimentos para este tipo de emergência, em particular ao nível da autoproteção e evacuação. A avaliação geral foi positiva, tendo o pessoal atuado de forma empenhada e séria, salientam-se a evacuação de forma ordeira até ao ponto de reunião na BH junto ao Heliporto.

É importante referir que a pratica destes exercícios ajudam a identificar melhorias de forma a reforçar a capacidade do IH, em particular e desta vez na BH para atuar de forma adequada em caso de emergência real.

Exercício A Terra Treme
  2021-11-11    154 / 153 / 240204;