topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Angola e Portugal assinam protocolo para reforçar segurança da navegação

Teve lugar na Academia do Porto de Luanda, a assinatura de um protocolo de cooperação entre Instituto Hidrográfico e de Sinalização Marítima de Angola (IHSMA) e o Instituto Hidrográfico (IH) de Portugal. Esta colaboração entre ambos os institutos visa a atualização da carta náutica angolana, o desenvolvimento da cartografia, da hidrografia e a formação de quadros e maior segurança da navegação do país africano.

O Diretor-Geral do IHSMA, Manuel Narciso, e o Diretor-Geral do IH, Contra-almirante Carlos Ventura Soares, foram os subscritores do protocolo numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado para os setores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário de Angola, Carlos Borges.

O Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico de Portugal, Contra-almirante Carlos Ventura Soares, realçou que o protocolo "é vasto e implica igualmente melhorar tudo que tem a ver com a segurança marítima, cartografia, oceanografia, formação" que se prevê "já para 2022".

Ambas as instituições devem desenvolver, no âmbito deste protocolo, várias atividades no domínio da cartografia, hidrografia, sinalização náutica, oceanografia e na formação de quadros angolanos de forma a fortalecer a atividade marítima e portuária de Angola.

  2021-12-07    225 / 224 / 235201;