Iniciaram-se ontem, no Instituto Hidrográfico, as sétimas Jornadas de Engenharia Hidrográfica e segundas Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia. Até à próxima quinta-feira, dia 23 de junho, serão apresentados 88 trabalhos, elaborados por 271 autores de onze nacionalidades e pertencentes a 24 instituições, relacionados com as ciências e técnicas do mar.
A discussão de temas como a hidrografia, a cartografia, a oceanografia, a geologia marinha, a química e poluição do meio marinho, as tecnologias do mar, a segurança da navegação e as infraestruturas de dados espaciais, pretende ser um contributo para potenciar o conhecimento e o desenvolvimento sustentável a partir do mar, tendo sempre como pano de fundo um futuro azul que ajude a preservar o Planeta.
Com a realização das Jornadas nestas datas pretende-se ainda evocar o Dia Mundial da Hidrografia, instituído pela Organização Hidrográfica Internacional e que este ano tem por tema "Hydrography - contributing to the United Nations Ocean Decade".