topbanner
Conteúdo Principal
Marinha Portuguesa - Instituto Hidrográfico

Levantamento Topo-hidrográfico da Ilha Terceira

Alguma vez se questionou da razão pela qual é atribuído o nome “Biscoitos” à região a norte da ilha Terceira, no arquipélago dos Açores?

Esta designação surgiu pelo facto de as estruturas rochosas que compõem a linha de costa da região, e que são resultantes da atividade vulcânica do passado, se assemelharem, literalmente, a... Biscoitos.

A presença destas estruturas vulcânicas (basalto preto) ao longo da costa terceirense já não era novidade, contudo os trabalhos realizados pelos militares da Brigada Hidrográfica e pelos quatro alunos do Curso de Especialização em Hidrografia e Oceanografia, entre os dias 5 de julho e 12 de agosto, ministrado pelo Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa,  possibilitaram o mapeamento dos “biscoitos” presentes no fundo do mar, desde a linha de costa, até à sua extinção ao longo da plataforma continental.

Dado que a maior parte da informação batimétrica disponível até à data provinha de medições efetuadas há mais de cinquenta anos com fio de prumo, a utilização de um sondador multifeixe permitiu o mapeamento completo da orla costeira da ilha, com elevada resolução, levando à descoberta de novas estruturas submarinas resultantes da atividade sísmica e vulcânica da região que até agora eram desconhecidas.

Este trabalho permitiu não só aumentar o conhecimento do fundo marinho da região do ponto de vista científico como também acrescentar informação pertinente para a segurança da navegação na área, contribuindo assim para que os portugueses usem cada vez mais, e de forma mais segura, o mar, contemplando mais de perto a beleza natural das nossas áreas marinhas.

Aqui ficam algumas imagens (dentro e fora de água) captadas durante os trabalhos realizados pela Brigada Hidrográfica no fundo do mar açoriano.

  2022-09-07    253 / 252 / 241174;